Search...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Curió


Diariamente a mistura: 70% de alpiste, 20% de painço branco, 10% de painço verde. Ocasionalmente e em pequenas quantidades painço português, senha, milheto, quirera de milho, arroz com casca, níger e aveia. E os Curios tambem comem Giló entre outros tipo de legumes e verduras

Água sempre filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.


Reprodução:

A reprodução começa na escolha das gaiolas ou viveiros. Estes devem ser desinfetados com lysoform a 10%. Elas devem ser colocadas em local arejado, que não seja escuro, não sofra correntes de ar e nem excesso de calor ou frio e, se possível, receba os raios solares da manhã.

O ninho deve ser comprado feito de arame e fios, deve ser colocado no canto da gaiola um pouco abaixo dos puleiros. Também deve amarrar na tela 10 cm de corda desfiada na gaiola para a fêmea arrumar o ninho. Mas antes de coloca-lo na gaiola pulverize-o com a cal para evitar o aparecimento de piolhos.

Você deve escolher um reprodutor fogoso que goza de total saúde, e uma fêmea também com boa saúde que esteja pronta (ajeitando o ninho). Deve-se também evitar o procriamento de pássaros consangüíneos para não ocorrer degeneração. A fêmea deve ter de 1 a 4 anos de idade, que é seu período de postura, embora algumas continuam com a postura mais tempo.

Se ocorrer da fêmea botar, chocar e não nascer os filhotes, deve trocar o macho e, se a fêmea não botar é preciso trocar a fêmea. Depois do nascimento do filhote é aconselhável tirar o macho e deixar só a fêmea cuidar, mas o macho deve estar por perto para ensinar o filhote a cantar.

O acasalamento ocorre no mês de agosto até o fim de março. A Femea com 6 meses a 1 ano começa seu período fértil, ela pode botar de 1 a 3 ovos por ninhada. O período de incubação é de 13 dias.Os Filhotes quando nascem precisam de uma grande quantidade de alimentos. No 12º dia é colocado o Anilho. Mas é comum a fêmea rejeitar o filhote por causa do anilho, por isto deve cobrí-lo com esparadrapo ou outro material fosco da cor da perna do filhote. O anilho deve ser pedido com antecedência à associação a que pertence.

Com 20 a 25 dia os filhotes começam a gorjear. Quando eles estiverem com aproximadamente 30 dias já se alimentam sozinhos e retiramos da companhia da mãe. Isto é muito importante porque um pouco antes deste período a fêmea é galada novamente e pode chocar os novos ovos com tranquilidade.

A alimentação dos filhotes deve ser deixada por conta das mães. Além da alimentação básica, disponibilizamos diariamente mistura da gema do ovo cozido com milharina, milho verde e/ou talo de couve para a fêmea tratar dos filhotes. Nos primeiros três dias deixamos também a fêmea tratar dos filhotes com Tenébrio molitor, que é uma grande fonte de proteína. Colocamos algumas num recipiente com uma pequena camada de milharina toda manhã.

Lembre-se: Um bom filho aprende-se com um bom pai, com os curiós é a mesma coisa um bom canto se aprende com bons instrutores… Caso o pai não seje um bom cantador após a separação do macho coloque outro de bom canto por perto para que o filhote dentro do ovo já escute o canto, se não possuir ou o bom cantador estiver na muda de pena coloque uma fita para ele escutar, quanto mais tocar mais rápido ele irá aprender, mas o ideál seria o canto do pai.


Curisidades do Canto:

O SEU CURIÓ PODE CANTAR UM CANTO EXTINTO NA NATUREZA

O canto mais difundido por todo o Brasil é o chamado Praia Grande. Esse canto é originário das praias paulistas e, atualmente, está extinto na natureza, ou seja, os pássaros selvagens não mais o emitem. Por isso, a preocupação dos criadores de todo Brasil é que seja mantido, em cativeiro, esse tipo de canto. Para que um curió seja um cantor perfeito do canto Praia Grande, ele deve desenvolver as variações desse canto tais como o “quim quim”, “virada de Samaritá” e “arremate”, ou término de canto em “purru”. Dentro do canto Praia Grande existem seis modalidade diferentes. O canto clássico, com e sem repetição, é um canto suave e lento. Se o curió repete o canto até 5 vezes ele não é considerado um repetidor. Acima de 5 vezes ele se classifica como repetidor. O canto perfeito, é mais acelerado do que o clássico, porém com as mesmas notas. O canto Praia Simples, não apresenta a chamada “virada de samaritá”, nome dado pelos criadores a uma variação do canto. O canto Pardo é o canto executado pelos filhotes e o canto Peito de Aço, consiste em várias repetições do mesmo canto.
É um pouco difícil transmitir com palavras como seria cada tipo de canto. O melhor a fazer é observar de perto um curió cantando. Você verá a suavidade e a diversificação das belíssimas notas musicais emitidas por esse maravilhoso cantor brasileiro.

Compre discos interpretados por curiós famosos

Você pode encontrar no Brasil, discos contendo gravações de canto de curió, especiais para o treinamento de filhotes e aperfeiçoamento do canto de curiós adultos. Um desses discos já foi até tocado na rádio BBC de Londres, como exemplo do belíssimo canto desse pássaro brasileiro. Você pode conseguir informações de como obter esses discos consultando as Associações de Criadores. Nesses discos você encontra gravações de curiós campeões, emitindo o canto “Praia Grande”, tipo de canto mais difundido e apreciado pelos criadores de todo o Brasil. As gravações mais aconselháveis pelos criadores são os que tem como cantores os curiós Xodó, Ana Dias, Patrício, Tiradentes e Prelúdio, todos grandes campeões. Para submeter seu curió às primeiras aulas você deve proceder da seguinte forma: coloque-o em uma gaiola isolada de qualquer ruído ou canto de pássaros. Instale o alto-falante próximo da gaiola, num volume normal, nem alto nem baixo demais, e deixe o disco tocando se possível o dia inteiro. Seu curió poderá receber essas aulas do disco durante a vida inteira. Se você possuir mais de um passarinho, faça extensões de alto-falantes e coloque um próximo de cada gaiola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário